Muda a estação, muda a organização!
Lá vem a Primavera! Então, separamos algumas dicas para você aproveitar a oportunidade para organizar seu guarda-roupas e garantir mais espaço, mais tempo na hora de se trocar, mais bem-estar!
Aqui no Brasil – especialmente em São Paulo – há uma enorme variação de temperatura, mas, dispor seus itens de maneira organizada traz muitos benefícios, como ter à mão a melhor opção de forma rápida, aproveitar melhor suas roupas e calçados, ampliar as combinações. Além disso, a mudança de estação traz, além de novos ares, novas oportunidades, como exercitar a solidariedade. Veja alguns passos para receber a estação das flores!
1º Reconheça seus itens
Retire tudo o que tem no guarda-roupas fileira a fileira, assim, se precisar fazer uma pausa terá parte do processo caminhando. Nesta oportunidade, você se lembrará de itens pouco utilizados, verificará o espaço disponível, encontrará OVN´s (ou objetos não identificados!) e etc.
2º Setorize as peças
Vá separando e dobrando tudo que retira por tipo, assim terá condições de saber o volume de cada grupo e planejar a melhor acomodação posteriormente.
3º Selecione
Conforme os grupos forem se formando, você terá contato com roupas pouco utilizadas, que requerem ajustes, lavagem, consertos, que não se enquadram mais no seu estilo, por exemplo. Esta também é sua oportunidade de eleger aquelas que devem ser doadas ou mesmo vendidas.
4º Planeje
Olhe para o guarda-roupas e aproveite para limpar as prateleiras, trocar os produtos anti-mofo, sachês perfumados e, principalmente, planeje os espaços que devem ser ocupados novamente, priorizando as gavetas e fileiras mais acessíveis para as roupas que serão usadas naquela estação.
Nos locais menos acessíveis, como no alto, devem ficar as roupas do inverno, como casacos e acessórios, que levarão alguns meses para serem utilizados outra vez. Deixe de forma intermediária as roupas de meia-estação, tais como casaquinhos e blusas de manga comprida, pois estas ainda podem ser necessárias. O mesmo critério deve ser utilizado com as roupas que ficam penduradas.
5º Aperfeiçoe e otimize
Há no mercado uma infinidade de produtos para otimizar a organização, como caixas, para acessórios, sacos do tipo vácuo para cobertores e edredons, prateleiras “ganha espaço” para os calçados e outros que podem ajudar a fazer verdadeiros “milagres”.
Ao realocar seus grupos, ajuste-os pensando em como costuma escolher seu look, ordenando as peças por cor, em degradê, por exemplo, ou coordenados, como conjuntos, se preferir. Se notar que está faltando algo, como novas lingeries, um jeans mais reforçado, anote e vá às compras ou trocas com ela em mãos, isso evitará que você compre mais que necessário e gaste muito, além de deixar seu guarda-roupas a seu favor no dia a dia!
Esses são cinco passos clássicos, mas, muitas queridas já escreveram sobre o tema sob uma visão mais detalhada, veja:
- Thais Godinho, do Vida Organizada, fez até listinha de “reposição” para quem tem filhos.
- A maravilinda Gabriela Brasil, que hoje tem o trabalho mais focado em organização digital, já assinou um artigo sobre o assunto para o site Enjoy. Lá tem dicas de como conservar e guardar as peças do Inverno.
- E até a Rede Globo, plim-plim, já noticiou o assunto.
Outra alternativa é chamar uma personal organizer para ensiná-los e executar essa façanha toda, aí, pode contar com a Kiiro =)
Curtiu? Então mostra para os amigos e pratica, depois conta tudo para a gente aqui nos comentários abaixo!
Até breve!
 
								