10 dicas para organizar os fios
Está tudo enrolado? Pode confessar: organizar fios é terrível! Por isso, reunimos algumas dicas para te dar uma força. E, enquanto não fazemos parte de um mundo totalmente sem fios, indique outras alternativas! Vamos adorar =)
Dia desses estávamos trocando figurinhas entre organizers e, na pausa para o café, nos deparamos com uma rua lotada de fios bagunçados. Foi aí que o tema ganhou toda nossa atenção e o veredito foi unânime: organizar fios não é a parte mais legal e fácil das nossas atividades, mas, existem alternativas (enquanto nossa campanha por um mundo sem fios não ganha atenção mundial, hehehe). Tudo vai depender da sua disposição, do seu bolso e da sua criatividade =D
- Determine a posição dos aparelhos.
Desligue tudo. Veja a posição ideal para seu uso no dia a dia está adequada e se a disposição no móvel/local é a melhor possível.
- Avalie se cada cabo é mesmo necessário
Será que o DVD precisa ficar ligado o tempo todo? E o carregador de celular tem que disputar tomada aí? Um mesmo cabo conecta mais de um equipamento?
- Identifique cada fio
Isso dará sentido e facilitará a visualização e organização por prioridades, além de ajudar quem irá manusear os fios na sua ausência.
- Diminua o volume
Existem fios que podem ser cortados, como os de rede, antena ou mesmo som. Mas, aí você precisará de ajuda profissional, vale a tentativa se você está iniciando a organização. Se você foi instalando aparelhos conforme eles foram chegando, aquele do Wi-fi, um outro do telefone sem fio e assim, instalou-se foi o caos! Neste caso, o melhor é enrolar de forma organizada (como no formato “8”) e fechar com aqueles amarrilhos próprios para essa finalidade ou tiras de velcro, que podem ser coloridos, eliminando a etapa de identificação por nomes, se preferir.
- Una os fios
Use o enrolador “japonês” em espiral para unir fios que ficam na mesma posição ou área, é uma das melhores soluções estéticas e bem fácil de aplicar se você encaixa as duas primeiras voltas antes de começar a “enrolar” pra valer.
- Deixe pontas livres
Use aqueles “clipes” para passar as pontinhas de conexão, como carregadores de celular ou cabo USB, assim eles podem ficar “à mão” e não soltos. Existem também outros separadores colantes, mas gosto muito destes clipes.
- Guarde fios soltos
Existem cabos que não ficam nas tomadas, mas, estão ali para amolar. Trate-os com amor, você pode usar os mesmos amarrilhos e velcros para guarda-los de forma nítida em gavetas. Outra alternativa é aproveitar o rolinho de papel higiênico para deixa-lo enrolado na parte interna e ainda escrever na embalagem o nome ou uso deles.
- Crie painéis centrais
Se você usará uma régua com várias tomadas, uma alternativa é escondê-la em uma embalagem criativa. A caixa de sapatos é sempre lembrada nas imagens da Internet, basta abusar da criatividade para compor o visual, como com papel tecido adesivo e cia. Não esqueça dos furinhos para acessar os fios.
- Assuma!
Se você está no nível máximo de criatividade e estética, assuma sem medo os fios! Desenhe, insira interações criativas, hoje existem vários adereços que podem te ajudar nessa.
- Invista
E, antes de encerrar, se você quiser investir um pouco mais de dinheiro, encontrei esta solução aqui nas buscas por esse mundão virtual: Cablebin (na faixa de R$ 200). Faz as vezes de uma lixeira ou banqueta.
E você, conhece outras dicas? Compartilhe sua saga, chame uma personal organizer na sua casa ou empresa! Chame a Kiiro!
 
								